-
Arquitetos: FGMF
- Área: 175 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Fran Parente
-
Fabricantes: Arnaldo Danemberg, Arquivo Contemporâneo, Codex Home, Colormix Revestimentos, Deca, Docol, Dpot, Dpot Objeto, Efeito Cristal, Eliane Revestimentos, Estúdio Bola, Etel, FGMF, Inovar Esquadrias de Alumínio, Itens Collection, LIS , Lumini, Mil Grau, Mármores Tríade, Novo ambiente, +7
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para este apartamento, localizado no bairro de Higienópolis, em São Paulo, buscou atualizar o espaço do ponto de vista de acabamentos e organização interna, mas ao mesmo tempo reconheceu as qualidades da planta original deste interessante edifício dos anos 60.
As alterações de planta foram importantes. Sala e cozinha foram unidas através de grandes aberturas (que podem ser controladas através de portas de correr), bem como parte do primeiro quarto se junta à sala, propiciando a inserção de um escritório e uma grande adega neste espaço de múltiplas funções. Estas alterações na área social do apartamento não só contribuem para as novas funções que se apresentam, como subvertem a linearidade original da sala, criando espaços mais fluidos e ricos. Conectando todos estes espaços (sala, lavabo, cozinha, escritório e adega), uma grande estante metálica vazada acompanha a sala de um lado ao outro e é suporte para objetos, plantas e livros, abriga as portas de correr, abre espaços de quando em quando para quadros e esculturas e abriga o telão e equipamentos para os dias de filmes. A estante é o elemento mais marcante desse espaço e dialoga com os demais móveis e itens diversos do projeto.
A cozinha, completa nos equipamentos e com uma ilha no centro, é bastante neutra a fim de deixar o protagonismo todo para a sala, a estante e a grande adega, desejo do proprietário colecionador de vinhos, desde o início do projeto.
A parte íntima também sofreu alterações e dois quartos foram unidos para formar o grande espaço do casal. Este novo quarto formado conta com um amplo closet e dois banheiros. Completando a área íntima, um segundo quarto para hóspedes e um futuro filho tem linguagem similar ao restante do apartamento.
A maior parte dos materiais de acabamento foi substituída neste novo projeto, o que conferiu aos ambientes um caráter bastante contemporâneo. Ao mesmo tempo a relação com o edifício existente foi mantida e valorizada, seja nos caixilhos de ferro existentes, seja na reforma do piso de tacos original. O mobiliário foi cuidadosamente escolhido e mistura peças contemporâneas, itens de antiquários e itens desenhados pelos arquitetos especialmente para este projeto.